Saturday, December 9, 2006

The wind that shakes the barley, Ken Loach


Foi escolhido directamente da prateleira do blockbuster, sem a bagagem de críticas ou comentários que mo fizessem escolher. Sendo assim, as expectativas não existiam, e talvez por isso tenha gostado tanto do filme.
A acção inicia-se na Irlanda de 1920, no contexto dos primeiros movimentos do IRA pela independência face à Inglaterra. É-nos dada a perspectiva de uma localidade a sul da Irlanda, onde um pequeno mundo de personagens oferece-nos um ponto de vista menos histórico-factual, e mais humano e –muitas vezes- dramático.
Damien (Cillian Murphy), filho pródigo que pretende exercer medicina em Londres, desiste de partir quando assiste ao assassínio brutal e injustificado de um amigo, por parte das forças inglesas. Junta-se ao irmão Teddy (Padric Delaney)- que já o havia incentivado a ficar - e reúnem uma guerrilha para combater o controlo inglês.
A guerrilha – formada pelos trabalhadores locais, amigos entre si – é rudimentar nos métodos, nos esconderijos; ao mesmo tempo, são poucos mas fortes, e criativos na táctica contra a armada inglesa. Estou-me a lembrar de uma cena na estrada, mas não a descrevo, porque já sei que depois sou acusada de contar tudo.
Pelo meio, há cenas de violência explícita, incomodativa até aos mais corajosos. A lealdade para com “a causa” é levada até ao extremo, e mais uma vez surge-nos uma cena especial.
Com o armistício e o primeiro acordo conseguido com o governo britânico, acaba uma luta, e começa outra.
A notícia chega à localidade num grande écran, num pequeno filme projectado numa sala de cinema. A independência não era para todos: a zona Norte ficaria sob o domínio inglês. E aqui começa a discórdia entre dois lados, e entre dois irmãos: uma guerra civil e outra familiar.
Um quer a paz a todo o custo, e acredita que a independência total será conseguida mais tarde. Outro recusa-se a “vender a causa”, e cria um movimento de rebeldes.
O título é também o de uma música, que está presente no filme.
E mais não conto.

5 comments:

JPC said...

E Cillian Murphy em "Breakfast on Pluto"?

Anonymous said...

bem..digamos que deviamos ter confiado noutras escolhas!o filme era bom!:)

maria said...

JPC - nao vi o "Breakfaste on pluto", só me lembro de ter visto algumas cenas, provavelmente numa apresentação do filme!já sei, tenho de ver:P
É outro Cillian, eu nem associei a princípio...estou a gostar da participação!

cara anónima,não seja assim...não foi este o filme que vi ontem, seguimos o seu conselho. Talvez daqui a uns dias encontre aqui uma coisa parecida;)

Bernardo Eça said...

o q é q é isto?

Francisco Valente said...

Palma de Ouro de Cannes deste ano.