Sunday, January 14, 2007

Point me in the right direction

Estava prevista uma noite de estudo. Ou melhor, o bom senso ditava que ficasse em casa. Eis senão quando o Samsung toca, e um dos mais acérrimos defensores das prioridades académicas que conhece chuta a seguinte pergunta: «consegues estar na Gulbenkian em 10 minutos?»
Não conseguiu, chegou 10 minutos atrasada. Mas o homenzinho de cabelos brancos e óculos lá estava à porta do grande auditório, com o seu bilhete na mão.
«É meu», disse-lhe com um ar atrapalhado, como que reconhecendo o papel de quem recebe os atrasados.
«Maria? Muito bem, receba a folha do dia, suba as escadas e entre na porta à sua direita.»
«Terceira fila a contar da entrada para baixo, ao centro»- dizia a mensagem. Mas a entrada tinha sido outra, a de cima, e portanto ficaram em terceiras filas diferentes.
O espectáculo? Um filme: “It’s a Wonderful Life”. Só tinha visto algumas partes, usadas noutros tantos filmes para ajudar a montar um cenário natalício.
Recuso-me a contar a história, arranjem maneira de o ver (mesmo que percam os primeiros 10 minutos). Prometo: um herói muito real, daqueles que também têm ataques de fúria, e que quase desistem; cenas genuinamente divertidas, como o embaraço de Mary quando lhe cai o roupão; um vilão muito, mas muito irritante; e a vontade de dizer, citando fonte familiar -«Ca ganda filme!».
Valeu muitas fugas ao bom senso. A juntar ao Ayrton, que da experiência de um ano inteiro deitado numa cama de hospital ditou que o Natal tinha sido “fixe”, e que o do próximo ano vai ser ainda melhor. Dois estalos na cara na mesma semana, mas daqueles que sabem muito bem.
«Point me in the right direction». Grazie mille!

2 comments:

Francisco Valente said...

Um dos melhores filmes de sempre, pelo menos o mais uplifting, do grande Frank Capra e do enorme (literalmente) Jimmy Stewart. Qualquer filme com um desses dois é para ver.

JPC said...

Rosselini na minha lista.