Thursday, June 21, 2007

La prima giornata


Foto tirada pela ladra de guardanapos

António Mega Ferreira, num livrinho que andei a ler há cerca de um ano, dizia que em cada cidade escolhemos um centro. Este pode ser o que quisermos – desde um monumento a uma rua – sendo que a sua definição aproxima-se de um ponto de partida para o resto do passeio.
Na Roma que dava nome ao livrinho, o autor escolhia o Panteão. Desde cedo defendi a Piazza Navona, num debate com os restantes Furios Camillos, quando rodeados de petiscos numa tasquinha em terras sicilianas.
Hoje encontrámos parte do meu centro em obras. O Danúbio, o Prata, o Ganges e o Nilo lá estavam, embora escondidos e bem secos. Peccato!
Ultrapassado o choque inicial perante o ponto de partida de um regresso tão desejado, seguiram-se seis horas de passeio por mares já algumas vezes navegados, mas que sabem sempre a sais diferentes.
Com o calor a fazer questão de nos acompanhar, reencontrámos algumas caras e confirmámos a tese de que em Roma acontece sempre algo de extraordinário: fomos perseguidas por uma senhora de idade estranhamente afeiçoada a um guardanapo de papel, que a minha companheira de serviço havia delicadamente retirado de um recipiente estrategicamente posicionado em cima de um balcão, mesmo à mão de semear. «Estes romanos são doidos!», já dizia o outro.
Este meu amigo de longa data concorda plenamente, mas acrescenta: estamos aqui, não estamos?

3 comments:

JPC said...

:)

maramar said...

e que bom que deve ser!
Não esquecer de procurar as tartarugas, que esperemos não sejam nova desilusão tapada e seca!
bjs

Anonymous said...

Hey, tal cm devia ser a viagem a roma está a correr bem, o calor tb ajuda aposto, aproveita miuda;)
Vai á embaixada dar um mergulhinho..nao custa nada!

Arrivederchi!

Ass: anonimo descoberto